sexta-feira, setembro 09, 2011

...

"O Senhor fez-me para os prazeres da carne, como à toupeira para viver longe da luz; e tal como esse bicho, que tem tudo para viver dentro da terra, também eu tinha o necessário para uma vida de prazeres. Eu sempre fiz tenções de me matar, se um dia a força dos homens me vergasse a uma vida diferente daquela que o meu corpo sente. [...] Tu, Kyra, se não sentes vocação - como julgo - para viver na virtude, nessa virtude que vem de Deus e só em alegria se exerce, não sejas uma virtuosa contrariada e seca, não faças troça do Senhor e sê apenas como ele te fez, doida ou mesmo debocahada, mas debochada a que não falte um coração! É melhor assim. E tu, Dragomir, se não podes ser homem virtuoso, sê como a tua irmã e a tua mãe; até podes ser ladrão, se ladrão fores de boa alma; porque homem sem alma, meus filhos, é um morto que impede os vivos de viver [...]" (Panait Istrai, Kyra Kyralina)

Sem comentários: